Assembleia Geral marca início dos trabalhos da nova Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil

A Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil (FPRB) realizou nesta terça-feira, 7, na Câmara Federal, sua primeira Assembleia Geral, com a participação de parlamentares, lideranças institucionais do setor de meio ambiente e representantes de associações e cooperativas de catadores.

A solenidade marcou o início dos trabalhos da nova Frente, que foi instalada no último 28 de abril e tem como presidente o deputado federal, Vinícius Carvalho (Republicanos/RJ). Entre os assuntos tratados na pauta, foi lido em público o estatuto da nova Frente e discutida a composição dos cargos de coordenadores estaduais, que deverão ser ocupados por deputados federais. Também ficou definido que a secretaria executiva da Frente será desempenhada pela equipe técnica do Instituto Nacional de Reciclagem (INESFA).

“Todos sabemos da quantidade de Frentes Parlamentares que são criadas aqui na Casa e não conseguem avançar. Falei diversas vezes que não gostaria de criar mais uma Frente Parlamentar, se não fosse para ter efetividade na atuação, pois do contrário não faria sentido criar uma coisa inócua. Precisamos convergir os interesses de todas as partes para objetivos comuns, e esse objetivo da reciclagem, além de ter o apelo ambiental, tem o apelo econômico e tem o apelo social. Portanto, reúne todas as condições para fazermos algo diferente em nossa sociedade”, disse o presidente da Frente, Vinícius Carvalho.


 


O diretor da Waste Expo Brasil, Jesus Noberto Gomes, também comentou sobre as expectativas com a atuação da nova Frente Parlamentar, que era uma reivindicação antiga do setor. Para ele, a atuação do legislativo será imprescindível para o reconhecimento do importante trabalho que o setor de reciclagem desempenha ao meio ambiente e à economia circular.

“É importante registrar o quanto se avançou e evoluiu o debate para criação desta Frente. Os catadores não tinham uma voz ativa, não tinham a quem apresentar as suas demandas, a quem recorrer. Sempre foi uma solicitação do setor de meio ambiente contar com uma representação no Congresso Nacional, e que através dessa representação pudéssemos chegar até o poder executivo e também nas várias instâncias estatais”, destacou Jesus Noberto Gomes. “Tenho certeza de que o que estamos fazendo aqui hoje, em pouco tempo também se tornará uma referência para outros países”, complementou.



A assembleia geral foi encerrada com uma palestra do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), Erik Figueiredo. Também prestigiaram o evento os deputados federais Arnaldo Jardim (Cidadania/SP); Diego Garcia (Pode/PR); Rodrigo Coelho (Pode/SC) e Alexis Fonteyne (Novo/SP); o presidente da Inesfa, Clineu Alvarenga; e o vice-presidente da instituição, Rafael Barros.


Assessoria / Waste Expo Brasil

Contatos / Contacts

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Phone: +55 11 2611-0800